Introdução ao Blog

Introdução ao Blog


O meu blog retrata um pouco do meu percurso/caminho profissional e académico, percorrido essencialmente ao longo deste ano lectivo 2010|2011.

Foi minha intenção, apresentar neste Blogue uma diversidade de informação, com o objectivo de o tornar interessante para consulta. Todas as mensagens presentes nele, estão relacionadas com os conteúdos da disciplina de Método Didáctico Geral e Especifico.

Prestes a terminar o Complemento de Formação entre momentos de grande ansiedade e alegria, eis que o desafio está a chegar ao fim.


Estamos todos de PARABÉNS!


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um conto



Aqui vai uma história elaborada por um grupo de pais que na festa de final de ano nos presenteou com uma surpresa.

Achei muito interessante e gratificante para toda a minha equipa. Retrata alguns pontos bastante curiosos e demonstra como é importante quando trabalhamos com amor e dedicação.
 

Num belo dia de Verão imaginei-me perante uma plateia repleta de bons amigos e então propus-me falar sobre a minha escola. Falava em meu nome mas, certamente, que as bem merecidas palavras que dedicava à minha escolinha saiam também todas elas do coração dos meus eternos amiguinhos e amiguinhas e então dizia o meu coração o seguinte:



Falo do meu Sol dos Pequeninos, um pequeno paraíso que faz a minha delícia, desde logo, porque o Sol me faz lembrar a praia que eu tanto adoro e toda a diversão a ela associada. Porém, acreditem que tudo brilha na minha escola, até mesmo quando as coisas não correm lá muito bem, porque as professoras também estão lá para nos educar e nos ensinar regras que, na realidade e à medida que ficamos grandes, temos de com elas conviver – E para nosso bem –. Agora, quando a matéria toca à diversão e carinho, lá estamos nós a ser tratados como verdadeiros Príncipes e Princesas.
 
E, para terem só uma pequenina ideia do que falo, prestem atenção ao meu dia a dia no paraíso chamado Sol dos Pequeninos. Desde logo;

Bom dia Alegria é a palavra-chave, que já me faz acreditar que vou ter um dia feliz ao jeito de – “Abram a cortina que o espectáculo vai começar”- e disso é que a Tia Inês gosta, pois está sempre a pensar em muitas surpresas, então à sexta-feira é que ela dá asas àquela super imaginação. De seguida,

Olho em frente e recordo a subida das escadinhas que me faziam dizer adeus à mamã com uma lagriminha no olho, mas que agora a Mónica, a Carla, a Ana, a Cati e muitas vezes a Zeza, fazem aos meus amiguinhos pequeninos o que me faziam a mim, e num golpe de magia as lágrimas dão lugar a grandes abraços, beijinhos, muitos sorrisos à mistura e então fica tudo bem mais calminho – e é mesmo assim a minha escola. Mas,

Agora o que eu quero mesmo é chegar à minha sala – e isto é verdade – até anseio por esse momento desde o dia anterior. Porém, no percurso que me leva até lá não posso ficar indiferente à alegria contagiante daquela Denise, é que ela está sempre bem-disposta, brinca, brinca, enquanto a Fabiana organiza os trabalhinhos do dia para os amigos da sua sala. E,

Mais uns passinhos à frente e já ouço o vozeirão do nosso querido Tio Paulo, o verdadeiro génio da escola, porque ele é Ginástica, Ténis, Música e também tio daquela malta toda e então aproveito para lhe dar também bons dias. E agora,

Alto aí que já consigo avistar a minha salinha e alguns amigos, porém, não posso deixar de reparar nos amiguinhos da sala dos 3 Anos que, sob os comandos do General Natália e sempre com o olhar muito atento e sereno da Inês, já estão perfilados na “parada” de onde partirão para a aula de Ginástica com o nosso Tio Paulo – Uma maravilha de se ver!

E já depois de tanta emoção em tão curta viagem eis-me, finalmente, na minha sala e aqui, sim, é que eu sou mesmo feliz, pois tenho bem concentrados os ingredientes dessa felicidade senão vejam;

Tenho duas professoras maravilhosas, cada uma delas com um jeito diferente de ser, mas que de serem tão boas e perfeitas só consigo pensar numa, pensando nas duas – e agora acho que falei muito bem. Tenho a Sónia e a Marlene a quem tiro todos e mais um dos meus chapéus pela sua superioridade, generosidade, companheirismo, bondade, inteligência, amizade e, sobretudo, pelo seu saber. Também,

Tenho os meus queridos amigos e aqui se pudéssemos estar o dia todo, não faltaria o que dizer de bom sobre eles, pois acreditem que nem nas minhas férias me consigo esquecer de todos eles. Mas também,

Não posso esquecer a minha sala pelos brinquedos e até pelos trabalhinhos que faço sempre com muito empenho, nunca querendo ter trabalhos em atraso.

Também temos dança com a Lisa, que nos ensina a brilhar nas festinhas que fazem a delícia dos nossos papás e também a Esmeralda na aula de Karaté.

E com o passar dar manhã começa a vir um cheirinho fantástico daquela cozinha, que me faz começar a sonhar com o almoço e aqui a Deolinda não deixa os créditos por mãos alheias, pois é cada pratinho de comida tão bom que como e “choro” por mais. Também estes almoços são um convívio fantástico porque, subitamente, triplicamos e o inevitável acontece – muita alegria à mesa – é fantástico, porque eu chego até a saber os nomes de todos aqueles amiguinhos das outras salinhas – porque a família já é grande! E aqui também a Alexandra dá uma ajudinha aos mais distraídos e preguiçosos.

De vez em quando também contamos com umas professoras muito novinhas que têm bué de paciência para nós e foi, de entre algumas, que ganhámos a Samanta.

E quanto ao resto do meu dia, ele divide-se entre magníficas brincadeiras no jardim, respeitando sempre o soninho dos mais pequeninos, aulas de Inglês, trabalhinhos e outras actividades que são sempre muito apelativas e que, por essa razão, nos desperta muito os sentidos.

Às vezes fico no prolongamento com a Cati, a Alexandra, a D. Júlia, às vezes a Samanta e a Tia Inês e aqui, mesmo que veja a maioria dos meus amigos regressarem para as suas casas mais cedo do que eu, é uma alegria sentir que não fico ali esquecido, continuo a ser eu com os direitos que tenho a continuar a brincar até me virem também buscar e depois – Amanhã um novo dia virá.

Porém, está para breve o dia em que não poderei dizer mais “Amanhã é um novo dia no meu Sol dos Pequeninos”, porque já me encontro de partida para uma nova página na minha pequena vida – a Escola Primária –, mas a saudade que virei a sentir e o sentimento que nutro por esta minha escolinha faz-me ser a criança mais feliz do Mundo e poder recordar em pleno os maravilhosos anos da minha vida, passados grande parte deles no Sol dos Pequeninos, faz também de mim uma criança muito privilegiada.

E é agora em jeito de homenagem e até de despedida que dedico esta minha redacção:

Aos meus pais por me terem proporcionado todos estes momentos de felicidade com a escolha para mim do Sol dos Pequeninos e também ao Sol dos Pequeninos por toda a grandeza e superioridade, o meu bem haja pelos anos em que fui aqui tão feliz, prometendo que assim vou continuar a ser, quanto mais não seja por me terem semeado tanta riqueza ao longo destes anos que, certamente, dará colheitas de óptimos frutos no me futuro.

Com um até sempre

Me despeço da minha escola

Pedindo que encontre

Na nova escola

Este Amor na altura em que para lá entre. 

Sem comentários:

Enviar um comentário