Introdução ao Blog

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O meu blog retrata um pouco do meu percurso/caminho profissional e académico, percorrido essencialmente ao longo deste ano lectivo 2010|2011.

Foi minha intenção, apresentar neste Blogue uma diversidade de informação, com o objectivo de o tornar interessante para consulta. Todas as mensagens presentes nele, estão relacionadas com os conteúdos da disciplina de Método Didáctico Geral e Especifico.

Prestes a terminar o Complemento de Formação entre momentos de grande ansiedade e alegria, eis que o desafio está a chegar ao fim.


Estamos todos de PARABÉNS!


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

música na educação infantil




Importância da música no desenvolvimento da criança


A música deve estar sempre presente em cada um de nós desde a concepção. Desperta-nos emoções e sentimentos de acordo com a capacidade e percepção de cada um, podendo transportar-nos para um mundo de prazer, satisfação, alegria. Paralelamente, é um facilitador da socialização, da aprendizagem, da criatividade, promove autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética.


A criança, desde muito cedo, necessita de ser estimulada para o mundo dos sons, pois é pelo órgão da audição que possui o contacto com os sons da natureza, pelas canções de embalar, geralmente cantadas pela mãe.

Sendo a música uma “linguagem de expressão”, a Escola deverá permitir a colaboração da criança em todas as actividades de expressão musical, possibilitando-lhe uma aprendizagem activa, caso contrário torna-se numa mera reprodução de cantos, sem um verdadeiro momento de criação musical. A Escola, de uma forma geral, tem proporcionado à criança poucas possibilidades para que ela aplique a sua curiosidade espontânea. Paralelamente, a música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total.

“A música e a dança atuam no corpo e despertam emoções, neste sentido ela equilibra o metabolismo, interfere na receptividade sensorial e minimiza os efeitos de fadiga ou leva a excitação do aluno” (Para STABILE citado por ESTEVÃO (2002, p. 34) “a música e a dança”.). Desta forma, o educador deverá proporcionar uma conjunto variado de produções sonoras, como a música popular, erudita, floclore entre outras, que a levam a diversas situações de apredizagem. Segundo FARIA (2001) quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades, sendo importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção.

Segundo Ducourneau, o primeiro passo para que a criança aprenda a escutar bem consiste em permitir que faça experiências sonoras com as qualidades do som, como o timbre, a altura e a intensidade, só depois estará em posição de escuta.

A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, a afectividade, por sua vez, é atingida pela melodia. As actividades de musicalização permitem que a criança se conheça melhor, desenvolvendo sua noção de esquema corporal. O ritmo detém um papel preponderante na formação e equilíbrio do sistema nervoso, pois age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reacção motora e alivia as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto complexo de actividades coordenadas. Cantar, fazendo gestos, dançar, bater palmas, são experiências fundamentais para a criança, que facilitarão o seu processo de aquisição da leitura e da escrita.

A música, nalguns hospitais, está a ter, cada vez mais, um papel importante na recuperação de diversas doenças a nível cerebral, no controle da ansiedade, da dor e no sistema imunológico.

Segundo Stefany a música afecta as emoções pois as pessoas vivem mergulhadas em oceanos de sons. Em qualquer lugar e qualquer hora respira-se a música, sem se dar conta. A música é ouvida porque faz com que as pessoas sintam algo diferente, pela capacidade de proporcionar variados sentimentos, como a alegria, a melancolia, a violência, a sensualidade, a calma e assim por diante, constituindo-se num factor importantíssimo na formação do carácter do indivíduo.
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