Introdução ao Blog

Introdução ao Blog


O meu blog retrata um pouco do meu percurso/caminho profissional e académico, percorrido essencialmente ao longo deste ano lectivo 2010|2011.

Foi minha intenção, apresentar neste Blogue uma diversidade de informação, com o objectivo de o tornar interessante para consulta. Todas as mensagens presentes nele, estão relacionadas com os conteúdos da disciplina de Método Didáctico Geral e Especifico.

Prestes a terminar o Complemento de Formação entre momentos de grande ansiedade e alegria, eis que o desafio está a chegar ao fim.


Estamos todos de PARABÉNS!


quinta-feira, 5 de agosto de 2010


No âmbito da disciplina de Metodologias o Prof. Carlos Jorge sugeriu que apresentássemos um Blog direccionado para algo que considerássemos interessante e gostássemos de partilhar.

Organizamos com um grupo de crianças dos cinco anos, um mistério na sequência de várias actividades, sendo que uma delas foi elaboração de um livro.

A intencionalidade desta actividade decorreu do processo reflexivo de observação/acção, cooperação, valorização, sentido de responsabilidade, imaginação, desenvolvimento individual e colectivo, raciocínio lógico/matemático e linguístico de um grupo de crianças dos 5 anos.

Piaget e Maria Montessori dão uma grande relevância e importância à “Acção” tanto na actividade mental como na actividade física, ambas estão indissoluvelmente relacionadas.

Para Piaget, o jogo é a construção do conhecimento. Podemos considerar que esta aventura/mistério é também um jogo.

Segundo Jorge Letria, a explicação do êxito das aventuras/mistérios assenta em grande parte na disciplina, no método, no rigor posto no cumprimento de um projecto que enche o imaginário da criança.

Segunda Paula Ferreira, jornalista da Capital, um livro ou um episódio vivido, transporta a criança para um Mundo diferente, fá-la viajar através das palavras e vivências e solta-lhes a imaginação. Uma imaginação fértil, própria de quem tem poucos anos e quer descobrir tudo.









Durante esta actividade/mistério, constatou-se que a abordagem das diferentes formas de expressão, áreas de formação e conhecimento do mundo através de activadores criativos potenciaram a criatividade e a imaginação. Verificando-se nomeadamente:

Uma grande motivação demonstrada pelo grupo, na realização da actividade;

Um elevado envolvimento de todos os elementos;

O conhecimentos de uma obra literária portuguesa e do seu autor, através do livro;

Um maior interesse do conhecimento do Mundo, através da curiosidade, desejo de saber, vivências diversas, saberes sociais, registos e atitude crítica;

Uma maior apetência no desenvolvimento e domínio da matemática, através do raciocínio lógico;

Uma forte adesão na exploração de diversas formas de expressão, através de uma grande capacidade de reflexão, avaliação, partilha de ideias sobre as diversas situações criadas ao longo desta actividade; Uma grande capacidade de descodificar códigos escritos/símbolos, descoberta de palavras (pelas letras);

Uma grande alegria, auto-estima e confiança, através do reconhecimento da polícia, pela coragem e valentia na descoberta do livro roubado.

Sem comentários:

Enviar um comentário